terça-feira, 20 de agosto de 2013

Castlevania O Filme - Van Helsing é a fórmula?

Castlevania O Filme - Van Helsing é a fórmula?

Castlevania - O Filme

Durante muito tempo tem se falado sobre uma adaptação cinematográfica do jogo Castlevania. Após muito tempo isso ainda é falado entre os fãs, sendo que inicialmente Paul W. S. Anderson, diretor de adaptações como Mortal Kombat e Resident Evil, teria sido o diretor do filme, escrevendo até mesmo 2 roteiros para serem adaptados.

Tempo depois James Swan pegou o cargo de diretor, mas logo abandonou o projeto que atualmente está parado.

Qual das Sagas?

Atualmente a série Castlevania ganhou um reboot com o jogo Lords of Shadow, desprezando o que criado há mais de 20 anos, com isso se quem sabe um dia surgir uma adaptação da série eis que jogos amados pelos antigos fãs não iriam ser apreciados no cinema, não só porque Lords Of Shadow ter a melhor jogabilidade da série atraindo novos fãs.

Realmente se for pegar pela origem percebe-se que Lament Of Innocence e Lords Of Shadow têm um tema bastante romanceado, de tal forma que leva o enredo do game, em um temos um homem que perdeu sua esposa e queria que o seu melhor amigo tivesse essa mesma dor, no outro também temos um homem que participa do grupo dos Senhores das Sombras onde enfrenta vários demônios, matando o diabo e por último tornando-se o Drácula.

Claro que você ter o seu protagonista como Drácula, não seria a coisa mais favorável para o cinema (seria)?


VAN HELSING - O FILME


Em 2004 eis que surge um filme de um dos personagens de Bram Stoker, o Van Helsing. O filme tinha como principal objetivo unir as figuras monstruosas mais famosas em um único, o que de fato em termos de fidelidade falha, mas em forma de entretenimento funciona muito bem. Na produção temos Hugh Jackman, o Wolverine, e Kate Becksale (gostosa), conhecida pela Selene de Anjos da Noite. Na história temos Gabriel Van Helsing, um caçador de monstros do Vaticano, que vai para a Romênia com a missão de derrotar Drácula para dar paz a um vilarejo que o conde aterroriza.

Porém, apesar de Van Helsing ser o melhor exemplo para um filme de Castlevania temos de observar que diferente do que a série clássica mostra, vemos que neste filme a maioria dos fatos estão em ocorrendo fora do castelo, e para fazer uma história fiel teria de evoluir seus personagens dentro de um castelo cheio de demônios. Anderson conseguiu isso com Resident Evil, mas ele teve muito destaque na história destruindo de vez a fidelidade com o game.

Van Helsing surgiu como uma proposta de alto nível da Universal, com o.  diretor Stephen Sommers, que dirigiu a franquia "A Múmia" principalmente os dois primeiros, antes mesmo da sua estreia o estúdio assinou vários contratos e seguiu-se em um marketing totalmente exagerado da obra, como animação, game para PS2, seriado chamado Transylvania (que não foi em frente) e até uma comic magazine. Mesmo o filme sendo de um entretenimento muito bom para todos aqueles que querem se divertir existem vários críticos que só falam merda em vez de meter a cara e fazer que reclamam do roteiro, dos atores, da trilha sonora, da aparência dos monstros que não dão medo (agr quem atualmente a não ser criancinhas, tem medo de figuras literárias monstruosas como a CRIATURA, LOBISOMEM, DRÁCULA, VAMPIROS, praticamente ngm) e várias outras babozeiras, como o fato da personagem de Becksale, Anna Vallerius, nunca ter visto o mar (muitas pessoas nunca viram o mar e isso pra elas são um sonho, principalmente pessoas idosas). Bem para mim os críticos só falam merda e nada mais que isso, eu realmente não espero ver algo espetacular nos filmes, mas filmes que possam me dar um divertimento, mas aí é que está, a fidelidade com a literatura é um dos fatores que eles(os críticos) destroem arduamente, porém como é possível ser fiel se todos esses monstros participam de uma mesma realidade? é praticamente impossível (principalmente no filme A Casa do Drácula), vários filmes antigos eram muito pobres em roteiro, mas tiveram uma continuação, o caçador de Bram Stoker investiu quase 160 milhões, e recebeu 300 e poucos milhões em troca, sendo que a franquia a Múmia investiu nada mais que 50 milhões no primeiro filme e era um show de efeitos especiais e aventura, o que Van Helsing consegue muito bem fazer, ganhou mais de 400 milhões, em uma época sem pirataria. Entretanto, o principal problema desse filme, talvez, tenha sido o fato de que a Universal tenha enchido a todo momento vários meios de propaganda com o herói e isso teria tirado os interesses das pessoas, além da revolução da pirataria. (quem sabe se o filme tivesse o nome de Castlevania se sairia melhor, afinal tem muito fatores parecidos, como a própria transformação em um morcego demônio de Drácula).

Lobisomen e Drácula (forma demoníaca)

Para quem nunca assistiu ou já assistiu irei colocar os links do filme Van Helsing e também uma animação do próprio, aconselho assistir a animação primeiro.

 Van Helsing Trailer -



Van Helsing Missão Londres (animação) - http://www.youtube.com/watch?v=bAvCJu23xg0

Nenhum comentário:

Postar um comentário